Definição sobre DNS

23 de outubro de 2015

DNS é a sigla em inglês para Domain Name System (Sistema de Nomes e Domínios, em português), responsável por decodificar os nomes dos domínios dos sites que as pessoas digitam nos navegadores web em números IP. O DNS opera principalmente através de duas funções: examinar e atualizar bancos de dados e resolver nomes de domínios em endereços de rede.

O sistema de distribuição de nomes de domínio começou no ano de 1984, e através dele tornou-se possível que os nomes de hosts residentes em um banco de dados pudessem ser distribuído entre vários servidores, diminuindo assim a carga em qualquer servidor. O DNS baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados, além do nome do Hoste do IP (Internet Protocol).

Pelo fato de o banco de dados de DNS ser distribuído, o tamanho é ilimitado e o desempenho não altera quando outros servidores são adicionados.Existem 13 servidores DNS no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria.
O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e vice-versa, permitindo a localização de host sem um domínio determinado.

O servidor DNS é dividido entre DNS primário e DNS secundário, que é a cópia de segurança do DNS primário.

DNS Recursivo

Um Servidor DNS é Recursivo quando, ao receber uma solicitação de qualquer usuário na qual o mesmo não tenha a informação em cache ou não sendo o seu próprio domínio, ele se encarrega em buscar essa informação em outro servidor de DNS

DNS Reverso

Normalmente o DNS atua resolvendo o nome do domínio de um host qualquer para seu endereço IP correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host. Ou seja, quando temos disponível o endereço IP de um host e não sabemos o endereço do domínio(nome dado à máquina ou outro equipamento que acesse uma rede), tentamos resolver o endereço IP através do DNS reverso que procura qual nome de domínio está associado aquele endereço. Os servidores que utilizam o DNS Reverso conseguem verificar a autenticidade de endereços, verificando se o endereço IP atual corresponde ao endereço IP informado pelo servidor DNS. Isto evita que alguém utilize um domínio que não lhe pertence para enviar spam, por exemplo.

DNS Autoritativo

autoritativo é o servidor que estáautorizado a responder por um domínio. A autoridade para que um servidor de DNS (autoritativo) responda pelo domínio é dada pelos registros de domínios, oficiais, de uma determinada região do mundo. No nosso caso, Brasil, quem fornece a autoridade para que um ou mais servidores autoritativos respondam por um domínio é o Registro.br.

Fonte/Internet

Tags: , , ,
Sobre o autor

Caio Fabeni

  • Me adicione no Facebook!
  • Me adicione no Skype!

Seja o primeiro a comentar!

Deixe o seu comentário!